Novos investimentos reforçam gestão de água para  abastecimento público no Alentejo

O Conselho de Administração das Águas Públicas do Alentejo, S.A. acompanhado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes e pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde e pelos Presidentes dos Municípios de Aljustrel, Beja, Odemira e Santiago do Cacém, promoveu no dia 19 de Julho o Roteiro “Águas no Alentejo”.

Durante o Roteiro, procedeu-se à inauguração da ETAR de Beja, e da ETA da Magra, em Beja e do Reforço do armazenamento de água em Vila Nova de Milfontes e Adução a São Luís, no concelho de Odemira.

A interligação de sistemas de água, a ampliação da capacidade das albufeiras, a gestão integrada de águas subterrâneas e superficiais e a reutilização de águas residuais tratadas fazem parte da estratégia para garantir a qualidade e a disponibilidade de água para abastecimento público no Alentejo, região historicamente marcada pela escassez de recursos hídricos e uma das mais vulneráveis do nosso país no quadro das alterações climáticas.

Totalizando um investimento de 29,2 milhões de euros, executado pelas Águas Públicas do Alentejo, S.A. com o apoio de fundos comunitários, o Roteiro “Águas no Alentejo” integrou ainda visitas à Albufeira do Roxo e às Obras da 2ª empreitada de beneficiação da respectiva ETA, (infraestruturas localizadas no concelho de Aljustrel), ao novo Reservatório de água de Alvalade (infraestrutura localizada no concelho de Santiago do Cacém), e à ETA de Almograve (infraestrutura localizada no concelho de Odemira).

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo