11-04-2019
A AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, SA concluiu o seu Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas, o qual teve como objetivo desenvolver uma estratégia integrada no âmbito do ciclo urbano da água, tendo em vista uma melhor resposta dos sistemas às alterações climáticas e aos eventos extremos.
11-04-2019
No passado dia 5 de abril, decorreu o workshop intitulado “Descargas Agroindustriais – Boas Práticas de Gestão e Oportunidades de Valorização” inserido no âmbito do projeto PREDAQUA, cofinanciado pelo programa INTERREG POCTEP. O evento, promovido plea AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A., teve lugar no Município da Vidigueira e contou com um total de 84 inscritos, com uma alargada representação municipal (alargada à área de intervenção da AgdA- Águas Publicas do Alentejo, S.A.), várias entidades de gestão ambiental (publicas e privadas), algumas empresas de variadíssimas áreas, investigadores e alunos.
01-02-2019
A partir de hoje, 1 de fevereiro, estará disponível online um novo jogo pedagógico em formato de quiz, com o objetivo de fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água, no qual a AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A. está fortemente empenhada. Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico, lançado pelo Grupo AdP – Águas de Portugal, foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível no endereço www.aquaquiz.pt.O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente. Para assinalar o lançamento do jogo, entre 1 de fevereiro e 17 de maio de 2019 decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país. Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores.O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 
30-11-2018
A AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A., entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Publico de Parceria Integrado de Aguas do Alentejo, que abrange 20 Municípios pertencentes ao Baixo Alentejo, Alentejo Central e Alentejo Litoral, obteve a certificação do seu sistema de responsabilidade empresarial nos referenciais da Qualidade, Ambiente e Segurança (NP EN ISO 9001:2015; NP EN ISO 14001:2015; OHSAS 18001:2007), pela entidade certificadora APCER.
08-06-2018
A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. acaba de assinar o contrato de adução de água à zona noroeste do concelho de Mértola, empreitada que assegurará o abastecimento de água às povoações de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Corte Pequena, Vale de Açor, Ledo, Namorados, Penilhos e S. João dos Caldeireiros com fornecimento de água proveniente da ETA do Enxoé, também ela objeto de ampliação e remodelação no âmbito de uma outra empreitada.
06-06-2018
No Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, a AgdA o Município de Vidigueira e a APA/ARH Alentejo tornam pública a assinatura de um protocolo de colaboração para reutilização de águas residuais tratadas, que contribuirá para a resolução das lacunas atuais de regulamentação.
03-06-2018
No passado dia 2 de junho, a Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, SA proporcionou um dia no Zoomarine aos filhos dos seus colaboradores. 
20-04-2018
A AgdA- Aguas Públicas do Alentejo, S.A. participou dia 19 de abril no exercício CPX PROCIV 2.2. coordenado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja. Neste exercício, foram simuladas condições meteorológicas adversas no distrito de Beja, de forma mais realista possível mas sem recorrer à movimentação real de meios de intervenção, com a injeção de incidentes decorrentes do cenário principal sob a responsabilidade do Comandante de Operações de Socorro do Distrito de Évora.
12-04-2018
No âmbito das medidas adotadas durante o período de seca e atendendo ao volume de água útil existente na albufeira do Monte da Rocha ser apenas de 4% em fevereiro último e sem perspetiva de alteração deste cenário, a AgdA tomou medidas para melhorar a eficiência da captação de água no sistema de abastecimento de Fornalhas Velhas. O sistema de abastecimento de Fornalhas Velhas, no Município de Odemira, que abastece 366 habitantes e o Matadouro do Litoral Alentejano, tem uma captação em canal de rega, com água proveniente da albufeira de Monte da Rocha. Sem a existência de um reservatório de água bruta, o volume de água disponibilizado pela ARBCAS tem sido muito superior àquele que a AgdA tinha capacidade para captar e armazenar, o que originava perdas de água muito elevadas. No cenário de seca que vivemos até ao passado...

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo