02-05-2019
São já conhecidos os resultados das praias galardoadas com bandeira azul em 2019. Na área de intervenção da AgdA, com 125 km de costa, foram galardoadas 21 praias no litoral e duas praias fluviais (Santa Clara e Tapada Grande). A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade para a prática balnear e Portugal está no primeiro lugar entre os 44 países participantes. Dentro da União Europeia, é o país com maior percentagem de praias galardoadas, o que se deve ao forte investimento no tratamento de águas residuais, pela melhor gestão das praias e ainda pela alteração de comportamentos em resultado de ações de educação ambiental, segundo divulgação feita pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa. A AgdA congratula-se por estar desde 2010 a contribuir para a boa qualidade das praias do Alentejo, através do investimento de 42 milhões de euros realizado até 2018 em construção e reabilitação de ETAR para tratamento adequado das águas residuais. A AgdA prevê investir mais 27 milhões de euros em saneamento até 2023, perfazendo assim 69 milhões de euros no tratamento de águas residuais nos 20 municípios onde atua. A AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A. é a entidade gestora em "alta" responsavel pela gestão de água e saneamento de 20 Municipios portugueses, dos quais 4 são costeiros (Alcácer do Sal, Grandola, Santiago do Cacém e Odemira). 
29-04-2019
A convite da CPCJ de Grândola, a AgdA- Aguas Publicas do Alentejo S.A. aderiu à campanha de prevenção de maus-tratos infantis, iluminando o reservatório da Vila de Grândola de azul ao longo do mês de Abril, ação integrada no âmbito das ações de responsabilidade social da empresa. Esta campanha que tem como objetivo alertar e sensibilizar a população para a prevenção dos maus-tratos na Infância, teve início na Virgínia, nos E.U.A, quando em 1989 Bonnie W. Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro como forma de expor a trágica história de maus-tratos que a sua neta de 16 meses sofrera. Para Bonnie Finney, o azul representava a cor das lesões provocadas nos seus netos e através deste acto simbólico teve inicio uma campanha que se expandiu pelo mundo.
29-04-2019
A AgdA- Águas Públicas do Alentejo S.A. esteve presente na 36ª edição da Ovibeja que decorreu de 24 a 28 de Abril, em Beja.   Inserido no tema central sobre as alterações climáticas, a AgdA teve em destaque a campanha “Use água com um pingo de consciência", ação de sensibilização promovida pela AdP e cofinanciada pelo Fundo Ambiental com o propósito de sensibilizar a população para a necessidade de fazer um uso mais eficiente da água. Nesta ação, os visitantes foram convidados a partilhar uma medida para poupança de água e partilhar nas redes sociais, Facebook e Instagram, com a hashtag #pingodeconsciencia. A presença da AgdA neste evento regional teve como objetivos apresentar o trabalho desenvolvido pela empresa ao longo da sua atividade e reforçar a relação de proximidade com a comunidade.
11-04-2019
A AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, SA concluiu o seu Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas, o qual teve como objetivo desenvolver uma estratégia integrada no âmbito do ciclo urbano da água, tendo em vista uma melhor resposta dos sistemas às alterações climáticas e aos eventos extremos.
11-04-2019
No passado dia 5 de abril, decorreu o workshop intitulado “Descargas Agroindustriais – Boas Práticas de Gestão e Oportunidades de Valorização” inserido no âmbito do projeto PREDAQUA, cofinanciado pelo programa INTERREG POCTEP. O evento, promovido plea AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A., teve lugar no Município da Vidigueira e contou com um total de 84 inscritos, com uma alargada representação municipal (alargada à área de intervenção da AgdA- Águas Publicas do Alentejo, S.A.), várias entidades de gestão ambiental (publicas e privadas), algumas empresas de variadíssimas áreas, investigadores e alunos.
01-02-2019
A partir de hoje, 1 de fevereiro, estará disponível online um novo jogo pedagógico em formato de quiz, com o objetivo de fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água, no qual a AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A. está fortemente empenhada. Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico, lançado pelo Grupo AdP – Águas de Portugal, foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível no endereço www.aquaquiz.pt.O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente. Para assinalar o lançamento do jogo, entre 1 de fevereiro e 17 de maio de 2019 decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país. Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores.O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 
30-11-2018
A AgdA- Aguas Publicas do Alentejo, S.A., entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Publico de Parceria Integrado de Aguas do Alentejo, que abrange 20 Municípios pertencentes ao Baixo Alentejo, Alentejo Central e Alentejo Litoral, obteve a certificação do seu sistema de responsabilidade empresarial nos referenciais da Qualidade, Ambiente e Segurança (NP EN ISO 9001:2015; NP EN ISO 14001:2015; OHSAS 18001:2007), pela entidade certificadora APCER.
08-06-2018
A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. acaba de assinar o contrato de adução de água à zona noroeste do concelho de Mértola, empreitada que assegurará o abastecimento de água às povoações de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Corte Pequena, Vale de Açor, Ledo, Namorados, Penilhos e S. João dos Caldeireiros com fornecimento de água proveniente da ETA do Enxoé, também ela objeto de ampliação e remodelação no âmbito de uma outra empreitada.
06-06-2018
No Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, a AgdA o Município de Vidigueira e a APA/ARH Alentejo tornam pública a assinatura de um protocolo de colaboração para reutilização de águas residuais tratadas, que contribuirá para a resolução das lacunas atuais de regulamentação.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo