15-05-2024
A Águas Públicas do Alentejo esteve presente, de 9 a 12 de maio, na Feira de Maio – Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo, em Moura.   A nossa participação no certame ficou marcada pela conferência “Águas de Moura: passado, presente e futuro”, um momento de “reflexão” sobre o valor da água, nomeadamente, no que diz respeito ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), às perdas e ao envelhecimento da rede de abastecimento de água, assim como aos constrangimentos da “agricultura e da escassez da água” No decorrer da conferência, houve espaço para o debate "As Perdas e o Envelhecimento da Rede de Abastecimento de Água", cuja moderação fico a cargo do Eng.º João Maurício, Administrador Executivo da AgdA. Contribuindo para o sucesso do mesmo, uma das convidadas para este debate foi a Eng.ª Simone Pio, Presidente do Conselho de Administração da AgdA, que partilhou o seu conhecimento sobre a sustentabilidade dos serviços de água.     No nosso Stand, os visitantes ficaram a conhecer melhor a atividade que desenvolvemos e os seus impactos positivos para o bem-estar das populações locais e para a sustentabilidade ambiental da região. Contámos, como habitual, com a nossa Roda da Sorte do jogo Aquaquiz, onde desafiámos a população a colocar à prova os seus conhecimentos sobre saneamento, o setor da água e o uso eficiente da mesma. Com foco na importância da água, os visitantes ficaram ainda a conhecer a campanha "Água é Vida. Não a desperdice" e os diversos conteúdos que expomos alertando para a escassez, explicando a necessidade de preservação e uso responsável deste recurso fundamental.    A cima de tudo, reforçamos o nosso posicionamento de proximidade à comunidade e ao Município de Moura e sensibilizamos para a crescente importância da adequada gestão da água e para a adoção de medidas de eficiência hídrica pelos diversos setores de atividade.  
07-05-2024
A ACOS – Agricultores do Sul realizou de 30 de abril a 5 de maio, de 2024, a 40ª Ovibeja, em Beja e a AgdA — Águas Públicas do Alentejo, S.A, esteve novamente presente!    No nosso Stand, os visitantes foram convidados a conhecer melhor a atividade que desenvolvemos e os seus impactos positivos para o bem-estar das populações locais e para a sustentabilidade ambiental da região. Foi ainda possível colocarem à prova os seus conhecimentos sobre saneamento, o setor da água e o uso eficiente da mesma, jogando na Roda da Sorte do Aquaquiz e ganhando prémios!
10-04-2024
A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. concluiu uma série de investimentos, no montante de 11,8 milhões de euros, que vão melhorar a qualidade da água de abastecimento público nos concelhos de Aljustrel, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém, beneficiando cerca de 14.300 habitantes. As intervenções respeitam ao Subsistema do Roxo Poente, incluindo a reabilitação da ETA do Roxo e de 3 estações elevatórias. Foram ainda construídos 5 reservatórios, 9 estações elevatórias e cerca de 57 Km de condutas.
08-04-2024
Em Portugal, abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. A data assinala-se com o laço azul - a cor escolhida por Bonnie Finney, a americana que iniciou este movimento – e com o slogan “Serei o que me deres…que seja amor”.  À semelhança de anos anteriores, a AgdA aliou-se à CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens) de Grândola, visando a sensibilização de toda a comunidade para a temática da prevenção dos maus-tratos, iluminando o Reservatório de Grândola de azul, a cor da campanha.​
04-04-2024
A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A., concluiu com sucesso uma série de investimentos destinados a melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água no Subsistema de Almograve, no concelho de Odemira, beneficiando cerca de 6.800 habitantes. As intervenções abrangeram a reabilitação da ETA de Almograve e a adução às localidades de Vila Nova de Milfontes, Brunheiras, São Luís, Vale Bejinha e Castelão. Foram ainda construídos 3 reservatórios, 4 estações elevatórias e 26 km de condutas adutoras.
29-03-2024
De 28 a 30 de março, estamos no Largo da Feira em Castro Verde, para três dias de festa e animação garantidos pela 5ª edição do Festival Sabores do Borrego! Promovido pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o "Campo Branco - Agrupamento de Produtores Agropecuários", o evento é um espaço de valorização e afirmação do mundo rural e do trabalho no campo.     Durante os três dias de festival, pode visitar o nosso Stand para conhecer mais sobre o nosso trabalho na gestão dos recursos hídricos no Alentejo e para jogar o jogo Aquaquiz e ganhar brindes! Com um enfoque especial na importância da água, pode ficar ainda a conhecer a campanha "Água é Vida. Não a desperdice" e os diversos conteúdos que expomos alertando para a escassez, para que compreenda melhor a necessidade de preservação e uso responsável deste recurso fundamental.  
22-03-2024
A 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, para recordar a importância e necessidade de preservação deste recurso hídrico escasso e essencial à vida. Para assinalar a data na AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S.A., realizámos um conjunto de atividades com foco na sensibilização e educação para o valor da água e o uso eficiente da mesma. Este ano demos ainda placo aos nossos trabalhadores, tendo em todas as ações contado com a colaboração de técnicos e engenheiros que partilharam a sua experiência profissional com a comunidade. Dentre as iniciativas promovidas, destacam-se:
14-03-2024
A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, através da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, volta a desafiar o país inteiro a assinalar o Dia Mundial da Água, 22 de março, com o Movimento H2Off, ou seja, fechar a torneira às 22h00 durante 60 minutos. A quarta edição do H2Off, regressa no Dia Mundial da Água para incentivar à preservação deste bem essencial à vida.   Em Portugal, em especial nas regiões do Alentejo e do Algarve, a seca e a escassez hídrica ameaçam a disponibilidade da água. O caminho a seguir, que tem de ser global, exige uma transformação cooperativa na abordagem à gestão dos recursos hídricos e dos respetivos ecossistemas. A AgdA continua, sempre, a procurar gerir a água da forma mais sustentável possível, apelando também à comunidade que faça a sua parte, usando a água de forma eficiente. A iniciativa H2Off partilha das preocupações e valores da AgdA, assenta na ação simbólica de fechar a torneira durante 1 hora, sem qualquer consumo de água, alertando para o valor inestimável e precioso da água. Por isso, a AgdA junta-se ao desafio da APDA e desafia-o também a fechar a torneira!
13-03-2024
A água que chega às nossas casas começa por ser captada no meio hídrico. Depois, a água segue para a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é feita a correção das caraterísticas físicas, químicas e bacteriológicas, tornando-a adequada para consumo. Mas como é que este tratamento é feito? Dia 22 de março, pode ficar a saber!  Para assinalar o Dia Mundial da Água (dia 22 de março), a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. abre as portas da ETA da Magra à comunidade! 
08-03-2024
O Dia Internacional da Mulher é uma celebração mundial das conquistas sociais, económicas, culturais e políticas das mulheres. Hoje, celebramos a força e resiliência das mulheres, apelando à inclusão de todas, independentemente da sua origem e estrato social. As mulheres da AgdA juntaram-se para inspirar à inclusão, aliando-se à campanha da International Women's Day que incentiva as pessoas, organizações e empresas a partilharem fotografias com o símbolo do coração com as mãos.
23-02-2024
A AgdA procedeu hoje, dia 23 de fevereiro de 2024, à assinatura do contrato da Empreitada de Conceção-Construção da nova ETAR do Ciborro entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. e a AMBIÁGUA – Gestão de Equipamentos de Água, S.A. O investimento totaliza o valor de € 1.938.642,40, com um prazo de execução de 445 dias, onde se inclui a elaboração do projeto de execução. Localizada no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) foi dimensionada para uma carga orgânica de 900 habitantes-equivalentes e terá uma capacidade de tratamento de 197 m3/dia de águas residuais. Um dos objetivos desta obra é melhorar as condições de descarga de água residual da localidade do Ciborro, uma vez que a ETAR existente não cumpre as normas de descarga de águas residuais no meio hídrico

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo