Estrutura Organizacional 

Para o correto exercício das suas funções, AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. dispõe de um conjunto de órgãos funcionais, para apoio à gestão da empresa.



 

Diapositivo1

 



Os órgãos de apoio ou staff têm como principais atribuições:

Sustentabilidade Empresarial

  1. Promover e coordenar as atividades relativas às obrigações dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente, higiene e segurança e responsabilidade social, constantes do Contrato de Parceria e dos compromissos assumidos pela empresa;

  2. Análise do Risco: Gestão do risco empresarial; Riscos de Corrupção e Infrações Conexas;

  3. Promoção de Estudos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação(I&D+I) em toda a cadeia de valor.

Comunicação e Educação Ambiental

  1. Elaboração do plano de comunicação da empresa e coordenação da comunicação interna e externa;

  2. Gestão das iniciativas de comunicação institucional da empresa e das relações com os órgãos de comunicação social;

  3. Definição, em articulação com as entidades parceiras, dos standards de imagem da empresa e controlo da sua aplicação, nomeadamente nas viaturas, nas obras em curso e nas instalações;

  4. Atividades de comunicação de âmbito escolar e sensibilização ambientalde acordo com a estratégia e plano de comunicação.;

Gestão de Origens

  1. Identificar e implementar as melhores soluções para origens de água, em termos de quantidade, qualidade e segurança, sejam origens subterrâneas e superficiais, sejam outras alternativas, bem transmitir conjunto de requisitos para adequação do processo de tratamento;

  2. Apoiar a elaboração, manutenção e implementação do Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas;

  3. Apoiar a elaboração e cumprimento do plano de monitorização da qualidade da água nas origens, na água fornecida para consumo humano e nas descargas de águas residuais;

  4. Apoiar a elaboração, manutenção e implementação dos planos de segurança e de seca/contingência, incluindo a articulação com a comunidade e entidades interessadas;

  5. Apoiar a identificação e implementação das melhores soluções de proteção e preservação das origens da entidade gestora e de entidades fornecedoras do sistema, incluindo gestão de licenças de captação e perímetros de proteção;
  6. Apoiar a gestão ativa das origens, incluindo nas manobras de operação.

Secretario da Sociedade

  1. Zelar pelo cumprimento das obrigações da Sociedade, sob a orientação do Presidente do Conselho de Administração, em matéria de elaboração e arquivo de atas do Conselho de Administração, bem como o expediente a elas relativo e registo comercial dos atos sociais a ele sujeitos;
  2. Assegurar o apoio logístico às reuniões do Conselho de Administração e aos membros do Conselho de Administração e difundir as respetivas deliberações;

Jurídico-Legal

  1. Elaborar pareceres / interpretações sobre a aplicação do Contrato de Gestão, bem como de outros contratos, legislação, normas e regulamentos;
  2. Assessoria nos processos de concurso e sua avaliação;
  3. Resolução de disputas e litígios e patrocínio da empresa em ações judiciais, quer na qualidade de demandante ou demandada.

Secretariado e Apoio

  1. Apoio administrativo na atividade regular e societária, das agendas e da correspondência recebida e expedida, incluindo gestão de arquivo.

Direção Administrativa e Financeira

  1. Participação na preparação dos planos a médio e longo prazo para a empresa, com incidência na estratégia e política tarifária, na fixação de objetivos e na afetação de custos;
  2. Assegurar a gestão financeira da empresa;
  3. Assegurar a contabilidade geral e analítica;
  4. Elaboração e execução do orçamento da empresa e sua atualização;
  5. Assegurar a gestão patrimonial dos bens da empresa, bem como o direito de utilização das infraestruturas municipais;
  6. Gestão dos processos inerentes às relações de trabalho;
  7. Gestão de processos de aquisição de bens e serviços e gestão do parque automóvel da empresa.

Direção de Engenharia e Gestão de Ativos

  1. Acompanhar o Plano de Investimentos de novas empreitadas, de obras de ampliação e reabilitação de infraestruturas, gerindo a sua execução em termos de prazo, custo e qualidade;
  2. Coordenar a execução e fiscalização das obras em curso;
  3. Elaborar, acompanhar e desenvolver projetos de engenharia nas várias especialidades da empresa;
  4. Coordenar a execução e fiscalização das obras em curso, assim como as demais prestações de serviços necessárias.

Direção de Manutenção

  1. Propor uma política de gestão da manutenção, ao nível de planeamento e controlo, gestão de recursos, gestão de serviços e avaliação de resultados;
  2. Propor um planeamento e executar as ações de manutenção preventiva, corretiva, condicionada e sistemática dos ativos da empresa, com o objetivo de garantir a qualidade de serviço;
  3. Propor uma política de gestão de energia, com o objetivo da maximização de eficiência energética nas infraestruturas;
  4. Monitorizar os consumos energéticos da empresa e desenvolver um plano de eficiência energética;
  5. Planear e executar ações para otimizar processos e reduzir consumos desnecessários.

Direção de Operação

  1. Coordenação e execução das ações de operação e comando da captação, tratamento, adução e abastecimento de água para consumo incluindo a coordenação geral dos centros de operação, servindo clientes municipais;
  2. Coordenação das ações de operação e comando da recolha, tratamento, rejeição e medição de efluentes, incluindo a coordenação geral dos centros de operação nas ETAR, servindo clientes municipais;
  3. Coordenação e execução da gestão de resíduos;
  4. Execução de estudos para melhoria do funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais;
  5. Supervisão e comando da operação através de telegestão e telemetria;
  6. Gestão do parque de equipamentos de medição caudal.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
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Portugal
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