A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, empresa responsável pela gestão do Sistema Público Integrado de Águas do Alentejo, que abrange 21 municípios, abriu, no passado dia 2 de março, o concurso público para a execução dos trabalhos de construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), no concelho de Beja.

Representando um investimento de 9,2 milhões de euros, cofinanciados pelo Fundo de Coesão em 70%, a nova infraestrutura vai substituir as do Monte de Santo António e do Sado, melhorando a qualidade do tratamento dos efluentes produzidos pelas populações das freguesias de Salvador, São João Batista, Santiago Maior e Santa Maria da Feira, e consequentemente garantir que o efluente devolvido aos meios receptores, nomeadamente as bacias hidrográficas do Guadiana e do Sado, é feito em condições ambientalmente seguras. No caso da ETAR do Sado, que será desactivada com a entrada em funcionamento, prevista para início de 2013, da nova ETAR, a nova infraestrutura significa ainda o desvio das águas residuais tratadas da albufeira do Roxo, origem de captação de água para abastecimento público de Beja e Aljustrel.

Também na vertente do saneamento de águas residuais, a AgdA assinou, no mês de fevereiro, o contrato de adjudicação para a construção de uma nova ETAR em Vila Nova de Mil Fontes, no concelho de Odemira, uma empreitada orçada em mais de dois milhões de euros, que será executada pelas empresas OIKOS, S.A. e EFACEC, S.A, com conclusão prevista para o verão de 2012.

O plano de investimentos a implementar no âmbito da atividade da AgdA, estimado em 227 milhões de euros, até 2015, contempla ainda, na vertente do saneamento, a construção de uma ETAR em Alcácer do Sal, outra em Melides (Grândola) e outras infraestruturas semelhantes no concelho de Odemira, bem como de um emissário em Santiago do Cacém. Estão também previstas várias intervenções ao nível do sistema de abastecimento de água em "alta", a partir da Barragem de Santa Clara.

11 de Março de 2011

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo