A 1 de março comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil. Em Portugal e no mundo, um dia de alerta global para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO) , é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização.

Em Portugal, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro , foi instituído o Dia da Proteção Civil, a comemorar, anualmente, no dia 1 de março.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Cabe à Organização Internacional de Proteção Civil a escolha do tema que serve de mote às comemorações. O tema do Dia Internacional da Proteção Civil deste ano é “CIVIL DEFENCE AND MANAGEMENT OF DISPLACED POPULATIONS IN FACE OF DISASTERS AND CRISES; ROLE OF VOLUNTEERS AND THE FIGHT AGAINST PANDEMICS”.Este tema vem sublinhar o importante papel do voluntariado na área da Proteção Civil.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo