Em visita com o executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo que se realizou a 24 de abril, a empresa assinalou a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montemor-o-Novo, que serve a cidade.

A nova ETAR está dimensionada para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 10.250 habitantes-equivalentes e tem uma capacidade de tratamento de 1.961 m3/dia de águas residuais.

Recebe a totalidade das águas residuais domésticas da cidade de Montemor-o-Novo através de um emissário que se estende desde a estação elevatória, localizada numa das duas antigas ETAR já desativadas, até à nova instalação, que está localizada fora do perímetro urbano.

Esta instalação está equipada com um sistema de tratamento tecnologicamente avançado e dispõe de uma linha dedicada para tratamento complementar do efluente tendo em vista a sua reutilização para água de serviço (p.e. lavagens) constituída por filtração e desinfeção por hipoclorito de sódio, admitindo-se ainda a possibilidade de se produzir água para reutilização (ApR) para outros fins adequados. Possui ainda uma unidade de receção de efluente proveniente de limpa fossas constituída por tamisação/ desarenação, equalização e elevação.

Para além da remodelação da ETAR de Montemor-o-Novo, foram efetuadas intervenções no sistema intercetor, através da construção de três novas estações elevatórias (duas das quais por conversão das antigas ETAR) e 5,4 km de novos troços, com desativação de parte do anterior sistema.

O investimento total efetuado ascendeu a cerca de 4,6 milhões euros (2,5 milhões de euros na nova ETAR) e foi cofinanciado em 85% pelo PO SEUR.

A entrada em funcionamento desta ETAR permitiu resolver um processo de contencioso comunitário relativo ao incumprimento da recolha e tratamento de águas residuais urbanas (DARU), constituindo este um dos objetivos subjacentes à constituição em 2009 da parceria entre o Estado e os Municípios no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA).

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo