A AgdA prestou homenagem a Joaquim Marques Ferreira, antigo Presidente do Conselho de Administração da empresa, em cerimónia que decorreu a 5 de julho, na ETA da Magra (Beja), com a presença do Ministro do Ambiente da Ação Climática.

Com uma grande visão e capacidade de realização, Joaquim Marques Ferreira deu ao país um grande contributo no setor do ambiente, conservação da natureza e gestão dos recursos hídricos. Deixou uma marca muito importante no setor da água, em especial na região do Alentejo, onde a sua intervenção visionária levou por diante iniciativas e projetos estruturantes de enorme relevância para o desenvolvimento do nosso país e para o futuro de todos nós.

Exemplo disso são a sua intervenção determinante no processo de constituição do SPPIAA e da AgdA e na gestão das empresa durante quase 10 anos, enquanto Presidente do Conselho de Administração, quer noutras intervenções substantivas da gestão de recursos hídricos no Alentejo, nomeadamente enquanto Administrador, e posteriormente Presidente, da EDIA.

A cerimónia de homenagem, que foi transmitida online em direto, teve intervenções de Luís Miranda, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Beja, Luís Dias, Presidente da AMGAP, Francisco Narciso, Presidente da AgdA, José Furtado, Presidente da Águas de Portugal, e João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Depois da cerimónia decorreu uma tertúlia alusiva ao processo de constituição e balanço e projeção para o futuro da parceria pública para a gestão do sistema público integrado de águas do Alentejo, quando se assinalam os 10 anos de atividade da AgdA (2020).

A tertúlia reuniu personalidades que tiveram uma intervenção relevante na constituição da parceria, a saber, Pedro Serra, antigo Presidente da Águas de Portugal, José Maria Pós de Mina, antigo Presidente da Câmara Municipal de Moura, Fernando Caeiros, antigo Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António Sebastião, antigo Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, e António Camilo, antigo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, tendo sido moderada por João Serranito Nunes, Vogal do Conselho Executivo da AMGAP, e Rui Ferreira dos Santos, Presidente da Comissão de Parceria.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo