Congresso Mundial da Água Cada vez mais uma água residual não é algo que queiramos rejeitar, é algo que queremos transformar essencialmente em três produtos", disse à agência Lusa Jaime Melo Baptista, a propósito da realização do Congresso Mundial da Água, entre 21 e 26 de setembro, em Lisboa. Na reutilização deste recurso, o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), referiu o tratamento para que a água fique "com qualidade adequada para permanecer dentro do tecido urbano", por exemplo, em lago e zonas verdes, mas também transformar em nutrientes e em energia. Este é um dos temas a tratar no congresso da Associação Internacional da Água (IWA, na sigla em inglês) que espera receber entre quatro e cinco mil participantes, vindos de 90 países de todo o mundo, para assistir a 47 ´workshops´, 90 sessões técnicas, 44 foruns de negócios, cerca de 30 reuniões de especialistas e uma exposição, onde estarão representadas cerca de 200 empresas. Um dos pontos realçados por Melo Baptista para mostrar a dimensão desta iniciativa é a estimativa de que "o grupo de delegados implique despesas no país da ordem dos 15 a 16 milhões de euros". Quanto à presença de portugueses, será a maior de sempre num congresso da IWA, o que "está claramente acima das expetativas", pois já estão inscritos 500 portugueses, correspondendo a cerca de 120 organizações portuguesas presentes, segundo Melo Baptista. Outros temas a analisar no congresso estão assuntos ligados às cidades, sua ligação com a água e evolução no tempo, já que "têm de saber viver em conjunto" e os responsáveis "têm de saber integrar muito bem as questões da água no desenvolvimento das cidades", explicou o presidente da ERSAR. "A água não é meramente um elemento necessário para abastecer uma população, é um elemento que deve fazer parte do desenvolvimento urbano e isso coloca muitos desafios, como sabermos usar a água com maior parcimónia no futuro e não rejeitar a água residual, conmo hoje fazemos nos recursos hídricos, após tratamento", especificou.

 A procura de recursos alternativos àqueles tradicionalmente usados e tornar as infraestruturas que permitem o acesso mais resilientes face aos desafios de cheias e secas, devido às alterações climáticas, também vão estar em foco no congresso.

Melo Baptista disse ainda que a gestão partilhada de bacias é um tema sempre presente, assim como questões entre a água e a energia, muitas vezes pouco trabalhados em conjunto.

A governança dos sistemas de abastecimento e de saneamento, a sustentabilidade económica e financeira, ou a água e a saúde, o recurso a novas tecnologias, o aproveitamento de nutrientes e os direitos humanos são outros assuntos a analisar.

O congresso vai trabalhar sobre a Carta de Lisboa, composta por um conjunto de recomendações fundamentais sobre o que deve ser feito por governos, entidades reguladoras, prestadores de serviços e consumidores para a disponibilização de serviços mais eficientes.

EA//GC.

Noticias Ao Minuto/Lusa

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/pais/273922/especialista-defende-que-agua-residual-pode-ser-reutilizada

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo