A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, SA assinou ontem, dia 4 de Novembro, a consignação da empreitada da ETAR de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, ao grupo GR4 PT, SA.   Com um investimento de € 388.182,00 e um prazo de execução de 120 dias, esta empreitada irá permitir, através de leitos de macrófitas, realizar o tratamento das águas residuais desta localidade, com cerca de 500 habitantes, e resolver assim um problema ambiental antigo de descarga destes afluentes no meio hídrico sem qualquer tratamento. A utilização destes sistemas de tratamento de águas residuais tem-se revelado uma tecnologia adequada ao tratamento sustentável de efluentes domésticos em pequenos aglomerados populacionais, face aos seus baixos custos de instalação, manutenção e consumo energético. A AgdA congratula-se por desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida desta população assim como para a preservação das massas de água e do meio ambiente.

 

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, SA, empresa do Grupo Águas de Portugal, é a entidade gestora do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAAlentejo) e surge na sequência da celebração, em 2009, do Contrato de Parceria Pública entre o Estado Português e os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira, onde assume a gestão de forma integrada, dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais.

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S.A. tem como Missão proceder à exploração e à gestão dos serviços de água relativos ao Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPIAAlentejo), em regime de parceria pública, visando a prestação de um serviço de qualidade, com respeito pelos aspetos essenciais de ordem social e ambiental, bem como a disponibilização das suas capacidades ao serviço do interesse nacional.

Desde o início da sua atividade, em julho de 2010, a AgdA já realizou um investimento de 30 milhões de euros em saneamento e 40 milhões de euros em abastecimento de água, cofinanciados em 70% pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo