A AgdA - Águas Públicas do Alentejo vai investir um milhão de euros para garantir o abastecimento público e resolver problemas de falta de água em várias localidades do concelho de Mértola. Trata-se da primeira de um conjunto de obras que a AgdA prevê realizar no concelho para garantir o abastecimento público a várias localidades, através de água da albufeira do Enxoé, que já se encontra ligada ao Alqueva, permitindo receber água desta albufeira sempre que necessário. As obras previstas vão permitir resolver problemas de falta de água em localidades do concelho onde o abastecimento público às populações depende de captações subterrâneas, com fraca produtividade, o que obriga a recurso a autotanque em situações de...

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo vai investir um milhão de euros para garantir o abastecimento público e resolver problemas de falta de água em várias localidades do concelho de Mértola.

Trata-se da primeira de um conjunto de obras que a AgdA prevê realizar no concelho para garantir o abastecimento público a várias localidades, através de água da albufeira do Enxoé, que já se encontra ligada ao Alqueva, permitindo receber água desta albufeira sempre que necessário.

As obras previstas vão permitir resolver problemas de falta de água em localidades do concelho onde o abastecimento público às populações depende de captações subterrâneas, com fraca produtividade, o que obriga a recurso a autotanque em situações de seca.

Esta obra vai permitir aumentar a capacidade de transporte de água entre os reservatórios da aldeia de Moreanes e da vila de Mértola, numa extensão total de 10,7 quilómetros. A empreitada vai permitir substituir a atual conduta que liga os reservatórios e passa sob a ponte do rio Guadiana em Mértola por outra, com um diâmetro maior e mais capacidade de transporte de água, e a construção de uma estação elevatória.

A AgdA já lançou o concurso público para a realização da obra, que deverá arrancar durante o segundo semestre deste ano e durar um ano.

A empreitada vai implicar um investimento de um milhão e 80 mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários e através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo