No passado dia 14 de março, inserida nas comemorações do Dia Eco - Escola, foi realizada na EB 2,3 / S Dr. Isidoro de Sousa uma sessão de esclarecimento intitulada “Monitorização e Controlo da Qualidade da Água da Torneira no Concelho de Viana do Alentejo”.  As entidades presentes explicaram aos alunos o circuito que a água faz desde que é captada até à torneira do munícipe, os diferentes processos de tratamento a que a água é sujeita, assim como toda a monitorização, controlo e vigilância da qualidade da água que é realizada pelas entidades gestoras (Águas Públicas do Alentejo e Câmara Municipal de Viana do Alentejo) e pela Autoridade de Saúde.

Esta sessão foi uma iniciativa das entidades parceiras na Campanha “Eu bebo Água da Torneira!”, contando com a presença de técnicas da Águas Públicas do Alentejo Câmara Municipal de Viana do Alentejo, e Centro de Saúde de Viana do Alentejo. A sessão alusiva à Água da torneira abrangeu os alunos do 2.º e 3.º ciclo da escola, perfazendo um total de cerca de 225 alunos.

Para além da água da torneira, as entidades alertaram os alunos para o consumo indevido da água das fontes no concelho. Foi mencionado que as fontes têm uma placa com a designação “Água não Controlada” o que significa que o Município não controla estas águas e que poderão estar impróprias para serem consumidas, colocando em risco a saúde de quem as consumir. Com esta sessão as entidades pretenderam alertar os mais novos para o facto da água da torneira ser uma água que é controlada, vigiada e de qualidade, por isso segura para ser consumida pela população. No final de cada sessão os alunos levaram para casa um folheto e uma garrafa para a água, de forma a sensibilizar os familiares e a promover o consumo de água da torneira.

No fim das sessões foram ainda entregues os prémios aos vencedores do concurso da mascote para a Campanha “Eu bebo Água da torneira!”. O prémio para a turma do trabalho vencedor será uma visita ao Fluviário de Mora, e o prémio para a turma do trabalho vencedor do 2.º ciclo será uma visita à Estação de Tratamento de Água de Alvito, ambos atribuídos pela Águas Públicas do Alentejo SA

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo