No dia 19 de setembro, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A. recebeu o executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em visita técnica à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ciborro e em visita ao espaço da futura Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santiago do Escoural.

Ciborro
A nova ETAR do Ciborro localiza-se no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora e encontra-se em fase final de execução. Está dimensionada para uma carga orgânica de 900 habitantes-equivalentes e tem uma capacidade de tratamento de 197 m3/dia de águas residuais. A ETAR recebe a totalidade das águas residuais domésticas do Ciborro através de emissários gravíticos e elevatórios, até à nova instalação, que está localizada fora do perímetro urbano. Este equipamento é fruto de um investimento de 2,1 milhões de euros, com cerca de 1,8 milhões de euros cofinanciados pela União Europeia através do programa Alentejo 2030.


Esta ETAR comtempla as seguintes operações unitárias de tratamento:
· Fase líquida:
- Tratamento preliminar: gradagem, tamisação/desarenamento/desengorduramento, equalização e elevação;
- Tratamento biológico: processo biológico de lamas ativadas, em regime sequencial (SBR);
· Fase sólida: espessamento gravítico;
· Fase gasosa: desodorização através de bio-filtro.
Dispõe de uma linha dedicada para tratamento complementar do efluente tendo em vista a sua reutilização para água de serviço (p.e. lavagens), admitindo-se ainda a possibilidade de vir a estender a produção de água para reutilização (ApR).

 shared image 20shared image 19 shared image 16         shared image 19shared image 15

 Barra financiamento Alentejo 2030

 

Santiago do Escoural

A nova ETAR de Santiago do Escoural está dimensionada para uma carga orgânica de 1450 habitantes-equivalentes, com capacidade de tratamento de 318 m3/dia de águas residuais. Receberá a totalidade das águas residuais domésticas do Santiago do Escoural através de emissários gravíticos e elevatórios, até à nova instalação, que está localizada fora do perímetro urbano.


Esta nova ETAR irá comtemplar as seguintes operações unitárias de tratamento:
· Fase líquida:
- Tratamento preliminar: gradagem, tamisação/desarenamento/desengorduramento;
- Tratamento biológico: processo biológico por lagoas de macrófitas antecedido por decantação primária em tanque Imhoff.
· Fase sólida:
- Espessamento e digestão das lamas primárias no tanque Imhoff;
- Desidratação em leitos de secagem.


Irá dispor de uma linha dedicada para tratamento complementar do efluente tendo em vista a sua reutilização para água de serviço (p.e. lavagens), admitindo-se ainda a possibilidade de vir a estender a produção de água para reutilização (ApR).
Para o Sistema Intercetor de Santiago do Escoural, e atendendo às características topográficas da área de intervenção, a solução de drenagem passa pela construção de um sistema elevatório inicial e a implantação de uma solução de drenagem gravítica, onde será implantado um coletor até ao limite do terreno da futura ETAR.

shared image 12shared image 12

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo