No dia 12 de setembro a AgdA - Águas Públicas do Alentejo S.A. recebeu o executivo da Câmara Municipal de Cuba, em visita técnica à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cuba.
Este equipamento é fruto de um investimento de 3.596.485,24 euros, dos quais 2.077.814,47 euros são cofinanciados pelo Compete 2020/REACT - EU.
A ETAR recebe a totalidade das águas residuais domésticas da Vila de Cuba e localiza-se fora do perímetro urbano anexa à ETAR existente que será futuramente desativada.
Esta ETAR contempla as seguintes operações unitárias de tratamento:
Fase líquida:
• Tratamento preliminar: gradagem, tamisação/desarenamento/desengorduramento, equalização e elevação;
• Tratamento biológico: processo biológico de lamas ativadas, em arejamento prolongado, na variante de vala de oxidação e decantação secundária;
Fase sólida: espessamento gravítico das lamas biológicas, desidratação mecânica de lamas em centrifuga e armazenamento em silo;
Fase gasosa: desodorização através de bio-filtro.
A ETAR dispõe de uma linha dedicada para tratamento complementar do efluente tendo em vista a sua reutilização para água de serviço (p.e. lavagens), admitindo-se ainda a possibilidade de vir a estender a produção de água para reutilização (ApR).
Possui ainda uma unidade de receção de efluente proveniente de limpa fossas constituída por: tamisador/desarenador, equalização e elevação.
A ETAR de Cuba está também equipada com uma unidade de produção de energia fotovoltaica, com 72 kW de potência, o que lhe permitirá uma redução de 40% no consumo energético da rede.