“A problemática das águas residuais agroindustriais nas ETAR urbanas” foi o tema que a AgdA apresentou num seminário organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Biotecnológica do Alentejo, demonstrando os efeitos destas descargas não controladas no desempenho das ETAR e os impactes ao nível das diretivas comunitárias".  A AgdA - Águas Públicas do Alentejo participou no seminário e demonstração tecnológica “Tecnologia de Membranas: A Realidade da Gestão da Água no Sector Agroalimentar – O Valor da Mudança”, organizado pelo CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Biotecnológica do Alentejo, que se realizou em Beja. O seminário foi palco de uma frutuosa discussão das problemáticas da gestão da água...

“A problemática das águas residuais agroindustriais nas ETAR urbanas” foi o tema que a AgdA apresentou num seminário organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Biotecnológica do Alentejo, demonstrando os efeitos destas descargas não controladas no desempenho das ETAR e os impactes ao nível das diretivas comunitárias". 

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo participou no seminário e demonstração tecnológica “Tecnologia de Membranas: A Realidade da Gestão da Água no Sector Agroalimentar – O Valor da Mudança”, organizado pelo CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Biotecnológica do Alentejo, que se realizou em Beja.

O seminário foi palco de uma frutuosa discussão das problemáticas da gestão da água no sector agroalimentar, nomeadamente nas águas residuais, num confronto de realidades e perspetivas entre produtores e entidades gestoras. Adicionalmente, foram apresentadas estratégias e soluções científicas com tecnologias inovadoras para uma mudança sustentável e valorosa das atuais práticas e políticas ambientais.

Com a presença de agentes económicos das fileiras do queijo, vinho e azeite, entidades gestoras e comunidade científica nacional, juntaram-se a Indústria, a Gestão Política e a Ciência e Tecnologia para promover um novo paradigma na gestão da Água, criando mais valor económico e ambiental.

A AgdA abordou  “A problemática das águas residuais agroindustriais nas ETAR urbanas”, demonstrando os efeitos que estas descargas não controladas têm ao nível do desempenho das ETAR e dos impactes ao nível do cumprimento da Diretiva Aguas Residuais Urbanas e Diretiva Quadro da Água.

Foi também apresentado o  projeto PREDAQUA - Pre-tratamientos de Depuración y Control, Nueva cultura y sensibilidad en Industria  Agro-Alimentaria y en usuarios domésticos en defensa del Medio Ambiente, financiado pelo programa INTERREG- POCTEP, através do qual se pretende uma maior sensibilização das agroindústrias e dos municípios, enquanto responsáveis pela gestão da rede de drenagem em “baixa” para a  implementação de soluções de pré-tratamento fiáveis que minimizem os danos sobre as infraestruturas, equipamentos e meio ambiente.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo