Início do Site      Contactos      Mapa do Site

Notícias

AgdA Assegura Abastecimento de Água em Serpa com Investimento 9,5 Milhões de Euros

Versão para impressão PDF

Aos investimentos já concluídos no Município de Serpa, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. junta agora a empreitada de Reabilitação e Ampliação da ETA do Enxoé. 
Estes investimentos, no valor de 9,57 milhões de euros ficarão concluídos até final de 2018.

Realizou-se a 14 de setembro, em Serpa, a apresentação dos investimentos a executar neste Concelho relativamente ao abastecimento de água.

Na sessão, que contou com a presença dos Administradores Executivos da AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A., João Silva Costa e Susana Ramalho, foram publicamente apresentados os investimentos a realizar no concelho de Serpa, que passam pela Reabilitação e Ampliação da ETA do Enxoé e das captações subterrâneas da Horta dos Banhos que, em conjunto, assegurarão o abastecimento de água a toda a população.

Estes investimentos integram-se num plano estruturado e mais amplo que inclui a construção de outros reservatórios no concelho, investimento já realizado, e que permitiram aumentar a capacidade de reserva de água tratada para posterior distribuição à população.

No seu conjunto, estes investimentos a realizar pela AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A. no município de Serpa até final de 2018, representam cerca de 9,57 milhões de euros e permitem assegurar uma gestão integrada do ciclo urbano da água no Município, com impacto positivo ao nível da fiabilidade e robustez do sistema de abastecimento de água a Serpa.

Dos investimentos totais a realizar e já realizados, 7,97 milhões de euros são cofinanciados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, com o apoio da União Europeia, no âmbito do Fundo de Coesão, sendo os restantes 1,6 milhões de euros referente à empreitada de execução dos Reservatórios do Enxoé já concluída, cofinanciados a 65% pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT) no âmbito do QREN, com o apoio da União Europeia.

 

AgdA assegura abastecimento de água e tratamento de águas residuais em Beja com investimento de 11 milhões de euros

Versão para impressão PDF

Aos investimentos já em curso na vertente do tratamento de águas residuais, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo junta agora o arranque da construção de um novo Subsistema de Abastecimento de Água em Beja, a partir de uma nova origem, assegurando a gestão integrada do ciclo urbano da água no Município. Estes investimentos, no valor de 11 milhões de euros ficarão concluídos até final de 2018.

Realizou-se a 28 de agosto, em em Beja, a assinatura dos autos de consignação das empreitadas que constituem o novo Subsistema de Abastecimento de Água a Beja, recorrendo a uma nova origem de água e incluindo a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

Na sessão, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Manuel Martins, foram também publicamente apresentados os investimentos já em curso na vertente do tratamento de águas residuais, nomeadamente a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na bacia do Guadiana, destinada a tratar a totalidade dos efluentes da cidade de Beja.

No seu conjunto, estes investimentos a realizar pela AgdA – Águas Públicas do Alentejo no município de Beja até final de 2018, representam cerca de 11 milhões de euros e permitem assegurar uma gestão integrada do ciclo urbano da água no Município, com impacto positivo ao nível da fiabilidade e robustez do sistema de abastecimento de água a Beja da melhoria da qualidade e eficiência do tratamento das águas residuais do município.

Com estas empreitadas, está também previsto o reforço da eficiência hídrica e energética das operações, nomeadamente ao nível da reutilização das águas residuais e do aproveitamento da exposição solar das infraestruturas para produção de energia para autoconsumo.
Este investimento é cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, com o apoio da União Europeia, no âmbito do Fundo de Coesão.”

 

AgdA associa-se ao Movimento ECO – Empresas contra os fogos

Versão para impressão PDF

O Grupo Águas de Portugal e a AgdA - Águas Públicas do Alentejo, SA associaram-se ao Movimento ECO através dos respetivos canais de comunicação e das mensagens de sensibilização relativas aos comportamentos de risco.

Continuar...
 

AgdA investe 1 milhão de euros no Sistema de Abastecimento de Água a Mértola

Versão para impressão PDF

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo vai investir um milhão de euros para garantir o abastecimento público e resolver problemas de falta de água em várias localidades do concelho de Mértola.

Trata-se da primeira de um conjunto de obras que a AgdA prevê realizar no concelho para garantir o abastecimento público a várias localidades, através de água da albufeira do Enxoé, que já se encontra ligada ao Alqueva, permitindo receber água desta albufeira sempre que necessário.

As obras previstas vão permitir resolver problemas de falta de água em localidades do concelho onde o abastecimento público às populações depende de captações subterrâneas, com fraca produtividade, o que obriga a recurso a autotanque em situações de seca.

Esta obra vai permitir aumentar a capacidade de transporte de água entre os reservatórios da aldeia de Moreanes e da vila de Mértola, numa extensão total de 10,7 quilómetros. A empreitada vai permitir substituir a atual conduta que liga os reservatórios e passa sob a ponte do rio Guadiana em Mértola por outra, com um diâmetro maior e mais capacidade de transporte de água, e a construção de uma estação elevatória.

A AgdA já lançou o concurso público para a realização da obra, que deverá arrancar durante o segundo semestre deste ano e durar um ano.

A empreitada vai implicar um investimento de um milhão e 80 mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários e através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

 
Pág. 1 de 34