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Política

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Política do Sistema de Responsabilidade Empresarial

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo S.A., consciente da importância do seu papel em assegurar o contínuo e eficiente abastecimento de água para consumo humano, bem como a recolha e tratamento de águas residuais urbanas, encara como prioritário garantir a qualidade dos serviços prestados aos 20 municípios da parceria. Nesse sentido considera o seu Sistema de Responsabilidade Empresarial a chave da sua missão, visão e estratégia. Desse modo, faz parte integrante o compromisso com a Política do Grupo AdP, nomeadamente a adoção de uma postura de transparência sobre as atividades que desenvolve, de modo responsável, ambientalmente sustentável e num grupo de trabalho seguro e saudável para todas as pessoas que trabalham sob o seu controlo, num clima de bem-estar e confiança entre clientes, acionistas, fornecedores, comunidade envolvente e população em geral.

Neste contexto, em todas as atividades e serviços realizados (Abastecimento de Água para Consumo Humano e Saneamento de Águas Residuais) a Política de Responsabilidade Empresarial da AgdA assenta nos seguintes princípios:

  • Melhorar continuamente os serviços prestados e o seu desempenho ambiental e energético, de segurança e saúde no trabalho, visando a otimização dos processos e atividades, dando prioridade à implementação de soluções mais limpas que previnam ou mitiguem os impactes ambientais potenciando a prevenção da poluição, dos riscos profissionais e de doenças profissionais;
  • Manter um compromisso de proteção ambiental no desenvolvimento de todas as atividades ligadas aos serviços da empresa, bem como promover sempre que possível, uma melhoria das condições laborais que possam ter implicação na saúde e bem-estar dos trabalhadores;
  • Melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, assegurando a aplicação de critérios de eficiência energética na conceção e aquisição de produtos e serviços, quando se revelem técnica e economicamente viáveis;
  • Avaliar e promover de forma contínua e sistemática a satisfação das partes interessadas;
  • Promover a interiorização da cultura e dos valores da AgdA, tendo em vista o rigor e a melhoria contínua em todas as áreas de atuação e o reconhecimento como tal, assegurando a comunicação interna e externa, sempre numa postura de transparência na comunicação com as partes interessadas;
  • Subscrever e cumprir o Código de Conduta e Ética do Grupo AdP;
  • Garantir o cumprimento dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis (Serviço, Cliente, Ambiente, Segurança, Energia, entre outros);
  • Proporcionar aos colaboradores da AgdA a sensibilização, formação e informação necessárias para o desempenho das suas atividades, visando o seu contributo para a satisfação do cliente, a preservação ambiental e a minimização dos riscos e doenças profissionais.
  • A AgdA assegura a divulgação da Política Integrada a todos os colaboradores, promovendo a consciencialização destes acerca da sua responsabilidade na qualidade do serviço, qualidade ambiental, eficiência energética e da segurança e saúde no trabalho.

A Política de Responsabilidade Empresarial da AgdA está disponível a todas as partes interessadas, sendo revista sempre que necessário, de forma a manter a sua adequabilidade com vista à melhoria contínua.