Dando cumprimento à primeira fase do plano de investimentos, orçamentado em 87,8 milhões de euros, a executar até 2015, a Águas Públicas do Alentejo, responsável pela gestão do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, que abrange 21 municípios, avançou, no dia 20 de fevereiro, com duas novas empreitadas no concelho de Alcácer do Sal.  A Águas Públicas do Alentejo (AgdA), empresa do grupo Águas de Portugal responsável pela gestão do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA), formalizou, no dia 20 de fevereiro, o arranque de duas empreitadas no concelho de Alcácer do Sal. Estas empreitadas integram um plano de investimentos mais vasto, estimado em 227 milhões de euros, que a empresa tem em curso nos vários municípios que integram o SPPIAA, e que estima concluir em 2018. Representando um investimento global de 2,6 milhões de euros, cofinanciado em 70% pelo QREN, estas empreitadas visam intervir nas vertentes do abastecimento de água, com a construção de um sistema de adução (captação, transporte e armazenamento de água para consumo); e ainda no tratamento das águas residuais, com a construção de um sistema de interceção (transporte de águas residuais), para serem tratadas na nova ETAR. Em concreto, a empreitada relativa ao sistema de adução de Alcácer do Sal vai permitir reforçar o abastecimento de água à cidade com duas novas captações subterrâneas, melhorar a capacidade de transporte de água tratada com a construção de uma nova estação elevatória e de uma conduta com cerca de 4 quilómetros, para ligar a nova estação elevatória ao reservatório do Laranjal. Este reservatório será também reforçado em 50% na sua capacidade de armazenamento de água tratada com a construção de uma nova célula de 1.000 m3.

Por sua vez, a empreitada relativa ao sistema intercetor vai permitir criar o sistema de transporte das águas residuais geradas na parte sul da cidade até à nova ETAR, sendo neste contexto construídas três novas estações elevatórias, uma conduta gravítica com 500 metros e uma conduta elevatória com cerca de 5 quilómetros. A nova ETAR de Alcácer do Sal, situada a norte da cidade, na zona no pinhal do concelho, encontra-se em fase de arranque, e resultou igualmente de um investimento da AgdA de 2,2 milhões de euros, cofinanciado em 70% pelo QREN.

A AgdA, empresa pública cujos acionistas são a AdP- Águas de Portugal e a AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão das Águas Públicas do Alentejo, surge na sequência do Contrato de Parceria Pública para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais, celebrado em 2009 entre o Estado Português e 21 municípios do Alentejo, cobrindo uma área de 18,5% do território nacional e uma população de cerca de 250. 000 habitantes.


Esta parceria visa garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços de águas “em alta”, numa região cujo processo de desertificação se pretende contrariar, oferecendo condições de vida adequadas para as suas populações e condições para atrair as empresas criando emprego e riqueza.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo