A povoação de Sonega, da freguesia do Cercal, em Santiago do Cacém, apresenta problemas estruturais de abastecimento de água, tanto em quantidade, com interrupções frequentes de abastecimento e necessidade de recorrer a transporte por autotanque, como de qualidade, devido aos elevados teores de ferro e manganês da água captada, sendo este um dos pontos mais críticos de abastecimento no município de Santiago do Cacém.  

Consciente desta situação e em paralelo com o desenvolvimento do projeto global de reformulação do abastecimento ao município de Santiago do Cacém, a AgdA decidiu avançar com uma obra de curto prazo, mitigadora dos problemas existentes.

eta_sonegaNeste contexto, foi equipada e posta a funcionar uma nova captação, já existente mas ainda não em serviço, executada pelo município, a qual apresenta uma maior produtividade.

Complementarmente foi instalada uma Estação de Tratamento de Águas (ETA). A instalação inclui pré-oxidação, filtração e desinfeção, pretendendo-se a remoção de ferro e manganês em excesso, para que possamos distribuir água em quantidade e com qualidade adequados.

A infraestrutura encontra-se na fase final de ensaios para que, brevemente, possa servir a população local.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo