AgdA – Águas Públicas do Alentejo assinou, no passado dia 17 de Fevereiro, o contrato de adjudicação para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Vila Nova de Mil Fontes, no concelho de Odemira. A obra, orçada em mais de dois milhões de euros, será executada pelas empresas OIKOS, S.A. e EFACEC, S.A, com conclusão prevista para o Verão de 2012.  

A nova ETAR de Vila Nova de Mil Fontes é uma obra crucial para a melhoria do processo de tratamento das águas residuais produzidas quer pela população residente, quer pelos visitantes em época balnear, permitindo garantir que o efluente tratado é devolvido ao meio receptor em condições ambientalmente seguras e beneficiando a qualidade de vida, o ambiente e o turismo.

A instalar na mesma área da ETAR actual e considerando a proximidade ao meio urbano, a nova infra-estrutura vai ser será dotada de sistemas de desodorização, para a eliminação de cheiros, bem como de controlo de ruído.

Esta empreitada marca o arranque da execução do plano de investimentos da AgdA, enquanto empresa responsável pela gestão do Sistema Público Integrado de Águas do Alentejo, que abrange 21 municípios.  

Para além da ETAR de Vila Nova de Mil Fontes, o plano de investimentos, estimado em 227 milhões de euros até 2015, contempla, na vertente do saneamento, a construção de uma ETAR em Alcácer do Sal, outra em Melides (Grândola) e outras infra-estruturas semelhantes no concelho de Odemira, bem como de um emissário em Santiago do Cacém. Estão também previstas várias intervenções ao nível do sistema de abastecimento de água em "alta", a partir da Barragem de Santa Clara.

18 de Fevereiro de 2011

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo