O dia 14 de outubro marca o início da construção da ETAR de Alvalade, uma obra há muito desejada pela população. O auto de consignação da empreitada – em que foi dada posse pela Águas Públicas do Alentejo, S. A., ao empreiteiro adjudicatário (a AMBIÁGUA), dos terrenos necessários à execução dos trabalhos – foi ontem assinado na Junta de Freguesia de Alvalade. Presente na ocasião, o Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha – que esteve acompanhado pelo Vereador com o pelouro das Águas e Saneamento, Albano Pereira – destaca “um momento particularmente importante, em especial para a freguesia de Alvalade, porque esta é uma obra há muito esperada e um problema há muito identificado”. O Presidente da CMSC sublinha que...

DSC 2716-650x431O dia 14 de outubro marca o início da construção da ETAR de Alvalade, uma obra há muito desejada pela população. O auto de consignação da empreitada – em que foi dada posse pela Águas Públicas do Alentejo, S. A., ao empreiteiro adjudicatário (a AMBIÁGUA), dos terrenos necessários à execução dos trabalhos – foi ontem assinado na Junta de Freguesia de Alvalade.

Presente na ocasião, o Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha – que esteve acompanhado pelo Vereador com o pelouro das Águas e Saneamento, Albano Pereira – destaca “um momento particularmente importante, em especial para a freguesia de Alvalade, porque esta é uma obra há muito esperada e um problema há muito identificado”. O Presidente da CMSC sublinha que “estas são daquelas obras que têm um papel absolutamente fundamental na qualidade de vida das pessoas. Aqui, nesta freguesia, não me recordo de ter havido um investimento público numa obra com o significado desta que estamos aqui a consignar”.

Rui Madeira, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, congratula-se com aquilo que apelida de “uma das obras do mandato, tendo em conta o seu significado, pois após vários anos vamos ter uma ETAR novamente a funcionar para que o tratamento dos esgotos seja feito”. O avultado investimento é também apontado pelo autarca como um fator relevante. “Nos últimos 20 anos, nunca houve uma obra pública desta envergadura, com tanto dinheiro a ser injetado na freguesia, estamos a falar de cerca de 1 milhão e 400 mil euros”. Rui Madeira enaltece uma obra que vai trazer “maior qualidade de vida para os habitantes, que está prestes a ser começada e nós, como é óbvio, encaramos isso com uma grande satisfação”.

Em representação do Conselho de Administração da Águas Públicas do Alentejo, S. A., João Silva Costa alertou para a importância de “esta obra ter um prazo que tem de ser estritamente cumprido, por questões de financiamento comunitário”, ao passo que Joaquim Santos, Diretor de Produção da AMBIÁGUA, assegurou que tudo será feito “para estar à altura da responsabilidade. É uma obra que estamos habituados a fazer, é a nossa especialidade, creio que a faremos com tranquilidade”.

A empreitada de conceção / construção da ETAR de Alvalade tem como objetivo a construção de uma nova ETAR no local da atual instalação de tratamento, que permitirá tratar a totalidade dos efluentes gerados pelas populações de Alvalade e Mimosa. O equipamento foi dimensionado para uma população de 2350 habitantes e o seu funcionamento baseia-se no funcionamento de lamas ativadas. O valor da adjudicação da obra é de 1.398.229,52 euros (financiado em 70 % pelo QREN) e tem um prazo de execução de 705 dias, estando prevista a entrada em funcionamento da ETAR em agosto de 2015.

Fonte: http://local.pt/portugal/alentejo/arranca-construcao-da-etar-de-alvalade/

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo