A AgdA e a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva assinaram um acordo de cooperação técnica e operacional com vista a aumentar a resiliência das principais origens de água para abastecimento público e responder a situações de contingência em cenários mais exigentes de escassez hídrica na região do Alentejo. Através deste acordo fica garantida a criação de novas ligações e reforço de ligações existentes entre condutas do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e sistemas de abastecimento geridos pela AgdA, nomeadamente albufeiras e estações de tratamento de água (ETA). Entre as intervenções previstas constam a criação de ligações diretas entre condutas adutoras do EFMA à ETA...

A AgdA e a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva assinaram um acordo de cooperação técnica e operacional com vista a aumentar a resiliência das principais origens de água para abastecimento público e responder a situações de contingência em cenários mais exigentes de escassez hídrica na região do Alentejo.

IMG 4749 1
Através deste acordo fica garantida a criação de novas ligações e reforço de ligações existentes entre condutas do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e sistemas de abastecimento geridos pela AgdA, nomeadamente albufeiras e estações de tratamento de água (ETA).

Entre as intervenções previstas constam a criação de ligações diretas entre condutas adutoras do EFMA à ETA do Roxo (Aljustrel) e ETA do Monte da Rocha (Ourique), que constituem uma importante alternativa à captação de água, essencial para garantir o acesso a água de qualidade e em quantidade, em especial em períodos de menor volume nas albufeiras com deterioração associada e para aumentar a resiliência e otimizar os sistemas de abastecimento de água para consumo humano.

A ligação direta à ETA do Roxo deverá estar operacional no início do verão de 2020 e a ligação à ETA do Monte da Rocha em 2022.

De destacar que já se encontra em curso a empreitada de construção da ETA da Magra e respetivo sistema adutor que, a partir da captação na albufeira da Magra, do EFMA, irá permitir abastecer a cidade de Beja e as povoações de Quintos, Salvada, Cabeça Gorda e Baleizão, investimento que atinge os 7,5 milhões de euros.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo