A ETAR de Alcácer do Sal, foi inaugurada no passado dia 1 de abril pelo Ministro do Ambiente, Matos Fernandes e pelo Secretario de Estado Carlos Martins. Esta infraestrutura, dimensionada para tratar cerca de 2600 m3/dia de águas residuais e servir uma população de cerca de 10.700 habitantes residentes, integra um sistema de tratamento de lamas ativadas por reator biológico em vala de oxidação e dispõe de uma unidade de pré tratamento e equalização para efluentes recebidos de limpa-fossas. Nesta intervenção foram investidos cerca de 2,4 milhões de euros, cofinanciados em 65% pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN. O reforço do tratamento das águas...

A ETAR de Alcácer do Sal, foi inaugurada no passado dia 1 de abril pelo Ministro do Ambiente, Matos Fernandes e pelo Secretario de Estado Carlos Martins.

Esta infraestrutura, dimensionada para tratar cerca de 2600 m3/dia de águas residuais e servir uma população de cerca de 10.700 habitantes residentes, integra um sistema de tratamento de lamas ativadas por reator biológico em vala de oxidação e dispõe de uma unidade de pré tratamento e equalização para efluentes recebidos de limpa-fossas. Nesta intervenção foram investidos cerca de 2,4 milhões de euros, cofinanciados em 65% pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.

O reforço do tratamento das águas residuais em Alcácer do Sal abrangeu ainda a construção do respetivo sistema intercetor, no montante de 1,8 milhões de euros e cofinanciado em 55% pela União Europeia, incluindo três estações elevatórias e cerca de 6,5 km de condutas, com a função de transportar as águas residuais da parte sul da cidade até à ETAR, situada na zona norte. Com este investimento total de 4,2 milhões de euros, a AgdA - Águas Públicas do Alentejo melhora o tratamento das águas residuais geradas naquele município, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade da água do rio Sado.

Desde o início da sua atividade, em julho de 2010, a AgdA já concretizou importantes investimentos em 20 Municípios do Alentejo, num montante de 70 milhões de euros, dos quais 41.5 milhões de euros respeitam a infraestruturas de abastecimento de água e cerca de 28.5 milhões de euros a investimentos em saneamento de águas residuais, onde se inclui o investimento realizado em Alcácer do Sal.

Nos próximos 5 anos (2016- 2020), a AgdA tem previsto investir cerca de 107.7 milhões de euros, dos quais 72.8 milhões de euros respeitam ao abastecimento de água e 34.8 milhões de euros a saneamento.

Destaca-se ainda que nesta cerimónia de inauguração foi divulgado pelo Ministro do Ambiente a abertura de um aviso publicado pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) dirigido exclusivamente à AgdA - Águas Públicas do Alentejo, SA que conta com uma dotação de 30 milhões de euros de fundos comunitários, destinado a projetos que visam a melhoria da qualidade da água para abastecimento público na região do Alentejo.

1Placa

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo