Em resposta ao Aviso-Convite POSEUR-12-2016-39, dirigido à AgdA- Águas Públicas do Alentejo, S.A. para “operações com vista à melhoria da qualidade de água fornecida em zonas de abastecimento ainda com problemas”, a empresa apresentou seis candidaturas no valor global de 44.1 M€. Assumindo como objetivo garantir a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços que presta, numa região com necessidades especiais devidas essencialmente a problemas de escassez de água e à elevada dispersão populacional, a AgdA apresentou seis candidaturas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR), com vista à melhoria da qualidade da água e qualidade do serviço de abastecimento que presta a 20...

Em resposta ao Aviso-Convite POSEUR-12-2016-39, dirigido à AgdA- Águas Públicas do Alentejo, S.A. para “operações com vista à melhoria da qualidade de água fornecida em zonas de abastecimento ainda com problemas”, a empresa apresentou seis candidaturas no valor global de 44.1 M€.


Assumindo como objetivo garantir a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços que presta, numa região com necessidades especiais devidas essencialmente a problemas de escassez de água e à elevada dispersão populacional, a AgdA apresentou seis candidaturas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR), com vista à melhoria da qualidade da água e qualidade do serviço de abastecimento que presta a 20 municípios do Alentejo.

Nesta fase, foram priorizados aqueles municípios onde os sistemas autónomos (com origem de abastecimento em captações subterrâneas) não garantem a fiabilidade do serviço de abastecimento ou a qualidade da água fornecida; enquadram-se nestes cenários vários sistemas dos Municípios de Mértola, Castro Verde, Almodôvar, Beja, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém; paralelamente outros investimentos também se perspetivam para Barrancos, Moura e Serpa.

Sustentar o abastecimento público em origens de maior fiabilidade (albufeiras) e Estações de Tratamento de Água mais robustas, com capacidade para responder eficazmente a alterações sazonais da qualidade da água é a aposta da empresa para os próximos anos.

No que respeita ao saneamento de águas residuais foram já aprovadas pelo POSEUR outras seis candidaturas, referentes à construção das ETAR de Beja, Grândola, S. Teotónio, Montemor-o-Novo, Amareleja e Senhora d’Aires, num valor de 17 milhões de euros, também para executar até 2018.

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo