A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. acaba de assinar o contrato de adução de água à zona noroeste do concelho de Mértola, empreitada que assegurará o abastecimento de água às povoações de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Corte Pequena, Vale de Açor, Ledo, Namorados, Penilhos e S. João dos Caldeireiros com fornecimento de água proveniente da ETA do Enxoé, também ela objeto de ampliação e remodelação no âmbito de uma outra empreitada.

 

Com um prazo de execução de 450 dias, a empreitada foi adjudicada a Domingos da Silva Teixeira, S.A. pelo valor de 4.049.268,00€ com financiamento POSEUR a 85%.

Esta empreitada inclui a construção de aproximadamente 67,1 Km de adutoras, 3 reservatórios apoiados e 6 estações elevatórias e está integrada na Operação POSEUR "Melhoria da Qualidade de Abastecimento de Água no Sistema do Guadiana Sul", que inclui ainda as empreitadas " Adução ao Eixo Serpa – Moura"; " Adução ao Eixo Serpa – Mértola "; " Adução a Barrancos e a Santo Aleixo"; " Reabilitação e Ampliação da ETA do Enxoé"; " Adução à Amareleja – 1ª e 2ª Fases " e " Reabilitação das Captações de Fonte da Telha e Horta dos Banhos ".

Este investimento irá assegurar a qualidade e a quantidade de água necessária ao abastecimento a uma população de cerca de 1000 habitantes, permitindo abandonar os diversos sistemas autónomos que atualmente servem de forma deficiente as populações a partir de origens subterrâneas pouco fiáveis, com baixa produtividade e que obrigam reiteradamente a reforço de água por autotanque.

Com estes investimentos, a entidade gestora responsável pelo Sistema de Parceria Pública Integrado de Águas do Alentejo assegura a resiliência dos sistemas de abastecimento de água permitindo-lhes melhorar a qualidade da água distribuída e responder mais eficazmente a situações de escassez de água. Salienta-se que a albufeira do Enxoé é uma origem fiável a nível de qualidade e quantidade face à sua ligação direta ao Sistema de Alqueva.

Beja, 06 de junho de 2018

BEJA
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal
284 101 100
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poseur logo portugal2020 logo UE logo